domingo, 25 de novembro de 2007

Mais do que um desporto, o Skate é já considerado uma cultura urbana. A sua influência faz-se notar na forma de estar, vestir, na música que ouvem e nas atitudes dos atletas e adeptos do Skate.

Actualmente, o Skate move milhões em todo o Mundo. Prova disso, é o crescente consumo de marcas especializadas, em especial na indústria têxtil, de calçado e material técnico. Um dos factores que mais contribuiu para este crescimento, foi sem dúvida, todo o investimento destas empresas em pesquisa, procura de novos materiais e um constante acompanhamento das tendências. A juntar a isso, nunca deixou de apostar na promoção e divulgação do Skate. Para transmitir a sua imagem, apostou sempre nos Skaters e conseguiu criar ídolos mundialmente conhecidos. O primeiro grande exemplo disso, é sem dúvida Tony Hawk. Deu o seu nome a um dos jogos mais vendidos da Playstation e recentemente lançou um livro, que rapidamente se tornou Best Seller nos EUA. O mercado cresceu de tal forma, que já são muitos os atletas que vivem única e exclusivamente das receitas do Skate: Patrocínios, comissões das tábuas, ténis e roupa à qual dão o seu nome, cachets de demonstrações, etc.

Nos últimos anos, tem aumentado o número de skaters que ganha reconhecimento mundial. Danny Way surpreendeu o Mundo ao atravessar a Muralha da China de Skate. São cada vez mais os skaters convidados para participar na milionária corrida automóvel Gumball 3000. A indústria cinematográfica de Hollywood dá cada vez mais destaque a este desporto, como se comprova com o lançamento de filmes como o «Lords of Dogtown», uma história baseada em factos reais que ilustra o aparecimento do Street Skate, ou o filme «Jackass- The Movie», inspirado na famosa série «Jackass» da MTV, da autoria do skater Bam Margera.

As competições de skate também ganham cada vez mais destaque. Os X-Games ou os LG Sport Action tem trazido grande notoriedade a estes desportos.

A crescer estão também as Associação de Skate em todo o Mundo. Internacionalmente, já foram dados grandes passos para a criação da Federação Internacional de Skate e da Associação Europeia de Skateboard, das quais o Radical Skate Clube é membro fundador.

Sem comentários: